Blogger Template by Blogcrowds

Como Um Romance

O verbo ler não suporta o imperativo. Aversão que partilha com alguns outros: o verbo "amar"... o verbo "sonhar"...
Bem, é sempre possível tentar, é claro. Vamos lá: "Me ame!" "Sonhe!" "Leia!" "Leia logo, que diabo, eu estou mandando você ler!"
- Vá para o seu quarto e leia!
Resultado?
Nulo.


É assim que Daniel Pennac inicia seu livro, intitulado "Como Um Romance". Pode ser que o título seja considerado ambíguo ou, até mesmo, estranho, pois o livro não tem uma história com começo, meio e fim. Ok, talvez até tenha: ele explica como a vontade de ler começa e, às vezes, termina.

Diversos leitores de perfis diferentes nos são apresentados, e podemos nos encaixar ao menos em um: temos a criança que está aprendendo a escrever sua primeira palavra, o adolescente que não gosta de ler, o adulto que diz não ter tempo para tal coisa e até o professor que lê em voz alta para a turma. Isso me lembra um filme, aliás, alguém sabe qual?

Além da teoria que explicaria porque alguns têm o hábito de ler e outros não, também nos são listados os "Direitos imprescritíveis do leitor". São eles:

1. O direito de não ler.
2. O direito de pular páginas.
3. O direito de não terminar um livro.
4. O direito de reler.
5. O direito de ler qualquer coisa.
6. O direito ao bovarismo*
7. O direito de ler em qualquer lugar.
8. O direito de ler uma frase aqui e outra ali.
9. O direito de ler em voz alta.
10. O direito de calar.

* doença textualmente transmissível. O termo surgiu em Madame Bovary... alguém?

Achei que seria um bom livro para meu primeiro post, um que fala sobre a vontade de ler e nada mais. Ficaram curiosos pra saber o porquê de alguns lerem muito e outros terem aversão ao hábito?

6 comentários:

bom post, ali
não conhecia esse seu lado culto xDD
E eu tb faço parte da massa dos que não leem, não sei porque XD

29 outubro, 2007 12:57  

Um tanto metalinguístico, n'é não? Parece interessante. Mesmo.

29 outubro, 2007 15:42  

Madame Bovary? Realismo, coisa básica, mas nem sempre prazerosa!

Talvez eu volte para ler seus posts, de vez em quando, guria.

XD

P.S.: Você sabe que eu detesto ler e tal.

29 outubro, 2007 16:25  

aaah, só pq a Cléo comentou farei um post sobre Machado de Assis, someday. XD

29 outubro, 2007 16:31  

UAU! Você sabe como prender seus leitores, né, Ali? xD

29 outubro, 2007 17:11  

Só a Nine mesmo para fazer eu querer ler um livro que na verdade eu não quero ler.

31 outubro, 2007 01:24  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial