Blogger Template by Blogcrowds

Divã

Oi, pessoas :)

Creio que muitos de vocês já leram algo da Martha Medeiros, uma gaúcha que escreve poesias, crônicas e livros. Pode até ser que vocês tenham recebido algum texto não creditado dela naqueles e-mails Power Point... Isso se deve ao fato de muita gente se identificar com o que ela escreve. Martha escreve como se estivesse expondo nossos pensamentos, nossas dúvidas, nossa vida... e tudo isso de uma maneira muito simples, muito direta. Por isso, vem arrecadando mais leitores a cada dia que passa.

Direto da Wikipédia, sua biografia:

Trabalhou em propaganda e publicidade, mas logo se sentiu frustrada com a carreira. Quando seu marido recebeu uma proposta de trabalho no Chile, decidiu que uma mudança de país seria uma ótima oportunidade para dar um tempo na profissão. Esta estada de nove meses no Chile, na qual passou escrevendo poesia, acabou sendo um divisor de águas na sua vida. Quando voltou para Porto Alegre, começou a escrever crônicas para jornal e, a partir daí, sua carreira literária deslanchou.

Selecionei um trechinho do livro Divã para vocês lerem (aproveito para dar o link desta comunidade do orkut, onde podem encontrar outros trechos):

"Para onde vai tudo o que a gente pensa e reprime, tudo o que a gente lê e compreende, tudo o que a gente vê e não toca? Para onde vão as idéias que a gente consome e os sentimentos que nos envergonham? Vida interior. Nem mil anos bastariam para eu assimilar tudo o que sinto e acomodar toda essa trupe em mim."

Hoje em dia, Martha é colunista do jornal gaúcho Zero Hora e do carioca O Globo e tem diversos livros publicados, tais como Srip-Tease (1985), Meia noite e um quarto (1987), De Cara Lavada (1995), Poesia Reunida (1998), Geração Bivolt (1995), Topless (1997), Trem-Bala (1999) - livro de crônicas já na nona edição, adaptado com sucesso para o teatro, Non Stop (2000), Cartas Extraviadas e Outros Poemas (1997), Divã (2002), Coisas da Vida (2003), Montanha-Russa (2004) Tudo que Eu Queria te Dizer (2007), o livro de infantil Esquisita como Eu (2008) e o novíssimo Doidas e Santas (2008).

2 comentários:

Poxa...fiz um comentário bonitinho e quando mandei não foi. :/

Então, ainda não tinha ouvido falar dessa autora, deve ter sido a primeira vez, procurei os textos dela e li alguns, gostei, realmente são bem diretos, o que o torna bons.

30 agosto, 2008 22:14  

Eu já tinha ouvido falar da Martha... na verdade minha supervisora me mandou por e-mail um outro texto em que ela dizia "Chega de querer ser nota dez. Sejamos nota oito". \o/

Gostei desse que você postou... e realmente, ela escreve de um jeito que eu me identifico... e o que ela fala significa muito... e ela escreve de forma simples ^^

03 setembro, 2008 09:07  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial